segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

[RESENHA] Príncipe da Noite

  Título: Príncipe da Noite
  Autor: Germano Pereira
  Editora: Novo Conceito     Selo: Novas Páginas
  Páginas: 368
  Sinopse: Toda manhã, o psicanalista Gabriel se surpreende ao acordar: sempre encontra uma mulher diferente dormindo ao seu lado. Ele nunca se lembra do seu nome, nem da maneira como a conheceu. A única coisa que resta de suas aventuras noturnas é um lapso de memória. Mas esta noite tudo se repetirá: quando cruzar com uma bela mulher, na noite seguinte, perderá o controle de quem é, porque o seu outro “eu” é capaz de tudo para satisfazer seus desejos mais primitivos. Mantendo esse segredo somente para si, Gabriel leva uma vida aparentemente normal na grande Londres, ouvindo diariamente os problemas de seus pacientes, enquanto tenta fugir das loucuras de sua ex-namorada. Mas nada é verdadeiramente normal para um homem que pode ser controlado pelo Príncipe da Noite...
  O que eu achei: tenho que admitir que acabei demorando demais para ter esse livro em mãos. Já fazia um bom tempo que Príncipe da Noite estava na minha lista, mas uma série de acontecimentos me impedia de lê-lo. Finalmente, com mais uma das viagens da minha mãe veio a oportunidade perfeita. E, agora, cá estou eu, resenhando esse talento nacional impressionante!

  Fiquei meio temerosa ao ler algumas resenhas e ver nelas que alguns leitores acharam que a história é confusa. No entanto, minha curiosidade era tão grande que não dei ouvidos. Gabriel é um psicanalista brasileiro que vive em Londres. Sua história é bem conturbada, com direito a ex-namoradas malucas, assassinatos e o pior: um outro eu, que à noite ataca mulheres que acordam ao seu lado na manhã seguinte. É geralmente Gabriel quem acorda mais tarde e percebe que não conhece sua acompanhante. Esse segundo eu? O perigoso e indecifrável Príncipe da Noite.



  O Príncipe da Noite é uma faceta de nosso protagonista, que se mostra muito diferente de Gabriel. Enquanto esse é bem analista, culto e na dele, Príncipe da Noite é bem inconsequente, mulherengo (põe mulherengo nisso) e charmoso. Essas diferenças acabam por pôr Gabriel em muitas saias justas, já que para as mulheres com quem o Príncipe se relaciona, ele é Gabriel. Vale ressaltar que o Príncipe não permite que Gabriel se lembre das mulheres com quem ele se relacionou, apenas de sete. Que vão causar muitos problemas na vida do psicanalista...

  Gabriel, mesmo com esse probleminha, tenta levar uma vida normal em Londres. Entretanto, quando o passado terrível que viveu ao lado de sua ex-namorada Rachel volta para persegui-lo, as coisas começam a esquentar para o lado do psiquiatra. Quando ele percebe a gravidade de sua situação, talvez seja tarde demais para voltar. Cercado por uma história conturbada e sete mulheres diferentes, Gabriel apresenta o leitor a um romance psicológico de tirar o fôlego e que não, não é confuso. 

  Acho que o que mais me chamou a atenção nesse livro foi a facilidade com que Germano levou essa história. Quer dizer, não acho que seja fácil construir um livro ágil quando se fala se algo tão complexo e por vezes difícil de compreender. Tratar sobre assuntos da mente muitas vezes desgasta o leitor e faz com que ele deseje abandonar a leitura, mas esse caso foi completamente diferente. Para mim, pelo menos, entender esse enredo não foi esforço nenhum, já que a própria narrativa nos faz esse favor.

  A narração em primeira pessoa traz aquele ar de mistério gostoso, que sempre instiga o leitor a querer saber mais. Cada capítulo acabava com aquelas reticências de que algo mais forte estava por vir. Há capítulos por conta de Gabriel e algumas partes decididamente são narradas pelo Príncipe da Noite. Foi muito envolvente saber como as duas facetas de comportavam e como pensavam sobre tudo que estava acontecendo ao seu redor. Germano soube equilibrar essa história tão tensa sobre a mão de seu protagonista - que, dependendo do ponto de vista, pode-se tornar dois... É visível a confusão de Gabriel quanto a algumas coisas que o Príncipe faz sem seu conhecimento e consentimento. Por outro lado, quando o Príncipe tem o poder da narração, o leitor fica um passo a frente de seu psicanalista, já que é autorizado a entender melhor o que está acontecendo enquanto Gabriel é tomado. 

  Isso acaba me lembrando dos personagens, que mais parecem ter saído da vida real para dentro das páginas, não é possível! São tão complexos e humanos! Admirei muito a forma como Germano construiu seus personagens e fez com que eles crescessem ao longo do livro. Eles despertam no leitor um carinho e respeito muito grandes e, em outros casos, deixam você louco para pegá-los de jeito e mostrar que não se faz isso com leitor nenhum. Cada um dos personagens apresenta uma característica que os diferencia dos outros. Mesmo que o autor não foque muito nas descrições físicas de seus personagens, é facilzinho imaginá-los em sua cabeça baseando-se apenas nos dados fornecidos sobre seu jeito de falar, de agir, de ser e sobre sua mente, vale lembrar!  Portanto, me surpreendi muito a ver a facilidade com que Germano construiu um time fortíssimo de componentes para essa história.


  O mistério que gira em torno do conflito do enredo é de aguçar a curiosidade de qualquer um. Mesmo que eu já soubesse quais eram os principais gêneros do livro, a força com que esse suspense chegou me arrepiou. As reviravoltas não acabam! Quando você acha que já desvendou alguma coisa e que está pronto para acalmar o coração, Germano vira tudo de cabeça para baixo e faz com que nos sintamos submissos ao seu poder como escritor da história. Tudo - principalmente o próprio Príncipe da Noite - é indecifrável na história. É impossível imaginar o que está por vir dessa vez, por isso o leitor é alvo de frequentes surpresas. 

  O final, talvez, foi o melhor de tudo. Acabou naquele jeito que você só não mata o escritor porque ele tem que estar vivo para continuar escrevendo. E o final não apenas criou um perfeito gancho para o próximo livro como também deixou o leitor curioso para mais. Acontece que, muitas vezes, livros em série não prendem o leitor entre um livro e outro, mas o caso de Príncipe da Noite foi totalmente diferente. Já estou muito, muito, muito, muito, muito ansiosa para o livro dois, que ainda não tem previsão exata de lançamento.

  Bem, como já deu meio para entender no parágrafo acima, Príncipe da Noite é uma trilogia que, sinceramente, está demorando demais para continuar. Poxa, NC da minha vida, a melhor editora de todos os tempos! Os leitores querem a continuação (momento carinha do Gato de Botas)! 

  A diagramação ficou perfeita; os detalhes das páginas atraem a atenção do leitor para ler mais. Só encontrei três erros de revisão, sendo dois de pontuação e um de digitação. Moleza. E essa capa... Gente, essa capa e contracapa ficaram per-feit-tas! Chama a atenção na hora! E essa chamada Sete Mulheres e Meia faz com que o leitor suponha várias coisas sobre o que o aguarda nessa obra.

  Pronto. Acho que esse livro foi o primeiro de uma série que resenhei com muita facilidade, porque os fatos já estavam claros na minha mente desde a metade do livro. Recomendo esse livro para todo mundo, até porque não encontrei a confusão que alguns leitores disseram ter visto no decorrer da leitura. Príncipe da Noite é um livro raro, que não apresentou falhas na narração, enredo, personagens, desfecho ou qualquer outro tópico que você queira acrescentar. Por isso posso afirmar com todo meu fôlego: vale a pena! Esse é um livro que desperta o lado filósofo de todo leitor, interagindo com ele através dos fatores confusos e mágicos da vida de Gabriel - e Príncipe da Noite rsrsrs

  Avaliação: 5 estrelas!!!

  Sobre o autor: Graduado em Filosofia pela USP, é ator e dramaturgo. Atingiu reconhecimento nacional ao atuar em novelas da Rede Globo, mas também possui uma longa trajetória no teatro: está na companhia Os Satyros desde 1999. Com o grupo participou, como ator e como dramaturgo, de montagens importantes, entre elas o musical Um Violonista no Telhado. Atuou ainda em cinco longas-metragens e é embaixador cultual de sua cidade natal, Joinville. Príncipe da Noite - Sete Mulheres e Meia é o primeiro romance de Germano, que já publicou outros três livros: O Teatro de Germano Pereira: Reescrevendo os Clássicos (Coleção Aplauso), Irene Stefania - Arte e Psicoterapia e Os Satyros, com o qual recebeu o Prêmio Jabuti. O autor mora em São Paulo com Marta Giovanelli, sua filha, Sophia, que está prestes a nascer, duas gatas e uma cachorra.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário