domingo, 9 de novembro de 2014

[RESENHA] Princesa Adormecida

  Título Princesa Adormecida
  Autora: Paula Pimenta
  Editora: Galera Record
  Páginas: 189
 Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança; Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar num dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e , especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
  O que eu achei: quando me interessei por esse livro, ele já estava sendo super comentado na blogosfera literária, principalmente positivamente. Sendo eu uma amante de releituras de contos de fada e louca para saber mais sobre a autora, sempre bem falada no meio literário, Princesa Adormecida entrou como item indispensável na minha lista para a Bienal. Vou admitir que esperava mais do livro, mas as resenhas (diversas delas) que eu li antes de comprá-lo, já haviam me alertado que a história se encaixa mais para pré-adolescentes, embora possa garantir algumas horas leves e divertidas para pessoas de todas as idades.


  Paula Pimenta, renomada escritora da literatura brasileira moderna, tem história. É autora de duas séries de sucesso, Minha Vida Fora de Série e Fazendo Meu Filme, respectivamente uma trilogia e uma tetralogia. Essa, faz sucesso dentro e fora do país. Paula também é autora de outros livros, que também renderam ótimas críticas. Quando a Galera Record anunciou o lançamento de Princesa Adormecida e o anúncio apareceu no Skoob, a sinopse super atraente despertou meu interesse.

  O livro apresenta uma releitura leve do clássico A Bela Adormecida, que marcou minha infância. A sinopse, logo de cara, traz várias características da história já tão conhecida. Anna Rosa, uma adolescente que acaba de completar dezesseis anos, vive uma vida aparentemente normal. Seria se, na verdade, seu nome não fosse Áurea Roseanna e ela não fosse um membro da família real de Liechtenstein, um principado europeu que, de tão pequeno, às vezes nem aparece no mapa. Pois é. A história dessa garota (Anna ou Áurea, chame como quiser) é bem longe do comum. E vai ficar mais longe ainda agora, que ela está prestes a descobrir toda sua verdadeira história...

  O que aconteceu de verdade, começou com o casamento de uma brasileira e um europeu, que resultou no nascimento de um bebê, Áurea. Porém Stefan, o pai da princesinha, despertara sentimentos em Marie Malleville, a quem ele dispensou por Doroteia, a mãe. Na realidade, Marie e Stefan nunca tiveram nada juntos. Mas Marie não pensa assim. Seu desejo por vingança atingirá Áurea diretamente, fazendo com que a bebê seja alvo até mesmo de uma tentativa de sequestro, que só não foi bem sucedida graças a ajuda de um garotinho que ainda aparecerá muito nessa história... No entanto, as constantes ameaças recebidas pela família real, obrigam Doroteia e Stefan a tomar a atitude mais difícil de todas: mandar a menina para outro continente, para o Brasil, com o nobre intuito de mantê-la segura. Áurea, que por segurança passa a se chamar Anna Rosa, vive sob os cuidados dos três irmãos de sua mãe, Florindo, Fausto e Petrônio, que a protegem exageradamente. Anna só não imaginava que seu aniversário de dezesseis anos desencadearia tantos acontecimentos, em destaque o surgimento de um garoto apaixonante, que ela conhece por meio de mensagens no celular. Um garoto que pode ser sua alegria ou a causa de sua ruína.

  Paula Pimenta criou um universo onde o leitor consegue relembrar as histórias mágicas da infância e despertar a inocência de sua menina dos olhos. A história contada de maneira simples e inocente, pela visão da própria protagonista, abre portas para um mundo fantástico, onde os contos de fadas são trazidos diretamente para nossa realidade. Os tantos personagens do enredo fazem com que o leitor se transporte para dentro da história e a imagine durante um bom tempo. A história de Anna, embora dificilmente se repita conosco, consegue criar uma identificação para o leitor, como se ele soubesse o que ela sente em cada cena inusitada, em cada confusão que ela arranja.

  Pela primeira vez como leitora, não achei que o fato do livro ser bem previsível atrapalhou a leitura. Mesmo que seja possível decifrar toda a história rapidamente, os fatos ainda assim conseguem surpreender pela forma como são narrados e apresentados. Paula soube criar um livro que facilmente chama a atenção do leitor, pois sua escrita é encantadora, ágil e simples como a vida é. Acho que a única coisa que não me agradou muito foi justamente o óbvio presente, deixando quase explícito o desfecho, que ainda assim, apresenta suas surpresas.

  A capa está muito linda, chama muito a atenção e desperta o interesse do leitor rapidamente. A diagramação está confortável e atraente, assim como o tamanho da letra e sua fonte. Não encontrei erros de revisão, mas já era de se esperar. Ouvi dizer, ou melhor, li dizer que Princesa Adormecida é o primeiro de uma série de livros de releituras de contos de fadas. Não sei se é verdade ou não, mas caso seja, já tenho a série inteira na lista, pois a escrita de Paula me conquistou definitivamente. Esse é um livro gostoso de ler, com um desfecho agradável e sem pontas soltas. Recomendo para quem procura uma leitura leve, só que sem muitas expectativas.

  Avaliação:
4 estrelas!

2 comentários:

  1. Oi Vick!
    Ainda não li Princesa Adormecida, mas sei que será uma leitura leve e bem previsível. Não acho ruim, livros assim sempre conseguem me distrair após uma leitura mais densa. E são sempre muito fofos *-*
    Da Paula eu só li os dois primeiros livros da série Fazendo Meu Filme e gostei MUITO! Pretendo continuar lendo a série. Leia que vc vai gostar bastante.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Muito obrigada pela visita *seja bem-vinda!* Gostei da leitura do Princesa justamente pela leveza, tenho certeza de que você vai gostar. Já me recomendaram Fazendo Meu Filme e quero muito ler. Vou dar uma olhada no seu cantinho! ;) Volte sempre!

      Vick

      Excluir