sexta-feira, 17 de outubro de 2014

[RESENHA] O Mundo de Vidro

  Título: O Mundo de Vidro
  Autor: Maurício Gomyde
  Editora: Porto 71
  Páginas: 205
 Sinopse: Até onde pode ir o desejo de uma pessoa por outra? Como, quando e por quê começa? Até que ponto é possível cometer loucuras para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências o amor avassalador incompreendido? Por que às vezes é difícil admitir uma paixão? Neste seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde conta a história de duas pessoas, Ele e Ela, tentando responder essas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil, quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.
  
  O que eu achei: Esse livro demorou, na minha opinião, tempo demais para ser lido por mim. Para inciar esse empolgante #MêsGomyde nada melhor que o primeiro livro do autor. Acontece que todos os cinco livros do Maurício pararam na minha mão quase simultaneamente. Como eu não fazia ideia de por onde começar, fiz pelo método que achei mais fácil: ordem cronológica. Consequentemente, o primeiro que li foi O Mundo de Vidro.


  Ele e Ela são pessoas extremamente diferentes. Ele, um homem infeliz, sem graça, apaixonado por várias coisas simples da vida e dono de uma papagaia chamada Horácio (vish, longa história...). Ela, uma professora bem sucedida, inteligente, bonita e que acaba de receber a notícia de que tem um par de chifres plantado na testa. Nada parecia propício para um encontro, mas não é que um dia qualquer e um metrô fazem milagres? Não, não foi aquela história de que ao primeiro olhar se apaixonaram perdidamente coisa e tal, mas Ela despertou um interesse curioso nEle. 

  A partir do momento que eles se tornam amigos e Ele compõe uma música para ela, inúmeras coisas acontecem, às vezes boas e quase sempre ruins. Uma dessas coisas, quase 100% boa, são os capítulos do livro escrito por um anônimo que são enviados à Ela. A identidade do escritor misterioso se tornam a felicidade e angústia de Ela. Logo, Ele e Ela estão separados e o inesperado pode reuni-los e...

  Eu vou parar por aqui.

  O Mundo de Vidro é aquele tipo de livro que deve ser desejado, almejado e depois lido de forma faminta, pois as coisas acontecem mais ou menos nesse ciclo. A verdade, é que eu não esperava muito do primeiro livro do Maurício, e a leitura veio como um tapa na minha cara. Isso porque eu devorei o livro em um dia e rio até hoje ao lembrar das cenas mais engraçadas. Maurício, definitivamente, tem um talento e tanto para fazer com que o leitor se envolva e se encante na história, de modo a fazê-lo entrar dentro de um mundo particular, um mundo de vidro.

  Comecemos pela escrita do autor. Gostei porque, mesmo sendo o primeiro livro, Maurício conseguiu escrever uma história que chama a atenção do leitor com uma facilidade interessante. O termos expressões trocadilhos, cenas e personagens dão a impressão de terem ido criados por anos, de modo a fazer com que o leitor se sinta totalmente confortável com a leitura. A vontade que dá é de não soltar o livro nunca mais. O autor conseguiu equilibrar-se entre o humorístico e o emocionante, sem fazer uma mudança drástica na troca.

  Os personagens são um ponto intrigante do livro, a ser abordado nessa resenha. Caso você não tenha notado, durante todo o livro e seu desenvolvimento Maurício oculta os nomes dos personagens, o que honestamente foi original, bacana e arriscado. Não ouvir os personagens dizendo os próprios nomes ou algo parecido foi estranho no começo, mas isso logo passou para curiosidade. Gostei dessa particularidade porque uma das principais coisas que move o leitor de página em página é o desejo de provavelmente vir a conhecer os nomes dos protagonistas. Foram todos muito bem construídos e apresentados e logo eu já tenho a imagem deles fixadas na minha cabeça. São pessoas tão humanas e com personalidades tão distintas - entre eles e num todo - que despertam no leitor uma empatia imediata.

  A organização do texto foi excepcional, dada a experiência de Gomyde. Me surpreendi e gostei. Aprovei.

  O humor imposto pelo autor no livro foi muito legal. Ri muito com alguns trechos que, mesmo que eu tentasse evitar, botavam um sorriso divertido no meu rosto. Algumas frases e parágrafos que não deviam ser tão engraçados assim normalmente, mostravam sua graça quando enquadrados no contexto da história. A emoção que Maurício põe nas palavras, a verdade e a naturalidade são um ponto que eu me deliciei observando. Parece que ele escreveu o livro com a alma, com toda a paixão que ele tinha no peito. Gostei muito de ler um livro onde nada pareceu forçado ou a mercê de técnicas. Parece que não precisou de muito para Maurício "cuspir" a história toda.

  Esse foi o único livro de Maurício no qual não encontrei nenhum erro gramatical ou ortográfico. A revisão e diagramação estão boas e confortáveis. A capa expressa toda a simplicidade apresentada no livo, além do título que chama uma atenção imensa. 

  Não tenho críticas negativas de O Mundo de Vidro, não mesmo. Foi uma leitura muito boa para mim porque levantou meu astral com suas palavras tão simples e verdadeiras. Obrigada, Maurício, pelo livro que você nos deu. Uma obra! Leiam, com certeza! Deem seu melhor jeito! Livro imperdível!

Avaliação:
5 estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário