domingo, 22 de junho de 2014

[RESENHA] O Lado Bom da Vida

  Título: O Lado Bom da Vida
  Autor: Mattew Quick
  Páginas: 254
  Editora: Intrínseca
  Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com  pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
  O que eu achei: Regular. Vou tentar ser bem direta nessa resenha. Antes de pedir/implorar/negociar por causa do meu aniversário com a minha mãe para que me desse o livro, eu acompanhei de perto a opinião de grandes blogueiros e sites. A grande maioria disse que o livro era esplêndido, que valia muitíssimo a pena, coisa e tal. Acho que isso foi o que, no fim das contas, me fez ter uma crise de abstinência para lê-lo logo. E, quando enfim o tinha em mãos, veio a meia decepção.

  Espere também. O livro não é ruim, nem de longe. O único problema é que exige demais da paciência do leitor durante a leitura. A narração é em primeira pessoa, narrada pelo próprio Pat, um homem de meia idade com sérios problemas psicológicos. É explosivo e bipolar. Às vezes o ponto de vista de Pat veio muito infantil e sem noção. E isso é a parte ruim. O restante é o que concorda com as resenhas que eu li: impressionante.
  Pat é meio fascinado pelo que sua esposa Nikki acha dele. Por isso desde que saiu do hospital é obcecado pela boa forma. E, finalmente, em um jantar na casa de um amigo, Pat conhece Tiffany, uma garota recém-viúva que também tem sérios problemas psicológicos. Eles se encontram apenas durante as silenciosas caminhadas, mas depois de uma proposta de Tiffany tentadora, podem mudar drasticamente o rumo de suas vidas.
  Sensível, brilhante, emocionante e surpreendente, O Lado Bom da Vida é um livro para se refletir sobre o que a gente pensa do e faz com o que temos. É lindo embora tenha lá seus defeitos de tirar o leitor do sério durante a leitura. Mas não são todos os livros que nasceram para me agradar e eu já entendi isso. Para aqueles que gostam de livros cheios de reviravoltas, humor, comédia e uma pitada de drama, esta é a pedida perfeita.

Avaliação:
4 estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário