quarta-feira, 25 de junho de 2014

[RESENHA] A Filha da Minha Mãe e Eu

  Título: A Filha da Minha e Eu
  Autora: Maria Fernanda Guerreiro
  Editora: Novo Conceito     Selo: Novo Conceito Jovem
  Páginas: 272
  Sinopse: "Quando vi as duas listras azuis no meu teste de gravidez, tive uma certeza: precisava me sentir filha antes de me tornar mãe. Porque uma parte da minha alegria era inventada e, a outra, não era minha. Lendo o resultado do exame, enquanto meu sorriso ganhava vida própria, o primeiro pensamento qur tomou conta de mim foi 'com meu filho vai ser diferente'. Esses eram, no mínimo, sentimentos conflitantes e eu não podia ignorar isso. Eu tinha que fazer as pazes com a minha história". Ao ver o resultado positivo de seu teste de gravidez, Mariana imediatamente começa a repensar seu difícil relacionamento com Helena, sua dedicada e severa mãe. A partir daí, as lembranças familiares, contadas com uma sensibilidade tocante, começam na infância e seguem pela vida afora, retratando a convivência da garota com Helena; o pai, Tito, e o irmão, Guga. Os bons e maus momentos da família, assim como as insegurançãs, os sobressaltos e as primeiras paixões de Mariana, são recordados com simplicidade e sentimento. Pequenos fatos são dissecados com maestria e profundidade. Maduro, psicológico, A Filha da Minha Mãe e Eu é um livro que fala com propriedade desse tema tão rico, e ao mesmo tempo tão delicado, que é o relacionamento entre mães e filhos.
  O que eu achei: Posso com certeza dizer que o nível da nossa literatura nacional está alto. Nossos escritores estão enchendo nosso peito de orgulho e fazendo a gente erguer a cabeça sem medo para explorar os horizontes lá de fora. Foi quase essa sensação que eu tive ao conhecer o trabalho de Maria Fernanda Guerreiro. Seu romance é tão sensível, tão delicado e emocionante que fez com que eu me identificasse com a Mariana, me fez pensar se eu agiria daquela mesma forma se estivesse no lugar dela e o que eu faria se não. Foi uma leitura ágil, tranquila e tudo o que eu queria agora era simplesmente qualquer coisa da autora ou sobre o que aconteceu com os personagens. Estou me sentindo uma Hazel Grace em seu dilema com Van Hounten (risos).
  Mariana acaba de descobrir que está grávida mas sua reação não é bem esperada para uma mulher que acaba de descobrir que será mãe. Isso porque antes ela quer compreender seu papel de filha, o que não é bem uma tarefa fácil. Com a "Nana" somos levados para suas memórias, que começam quando ela tinha cinco anos de idade. A partir daí ela relata em detalhes sua complicada relação com a mãe, Helena. Ela parece, quase sempre, odiar a filha e não mede sentimentos para mostrar isso. Mariana conclui muitas coisas mas nada parece explicar o motivo da raiva da mãe por ela. Em compensação, Mariana é muito próxima do pai; tanto que as conversas que uma garota naturalmente teria com a mãe, nossa protagonista acaba tendo com o pai. Esse forte vínculo leva dona Helena a acreditar que a filha quer roubar o marido dela, dá para acreditar? O que antes parecia ódio, ao longo dos anos, através das memórias de Mariana, vai se mostrando na verdade um amor incondicional e o relacionamento de mãe e filha se reergue, enquanto em volta, a família parece desmoronar.
  Vou começar já dizendo que não cheguei a chorar. Existem dois tipos de livros para se emocionar: aqueles que fazem você cair em prantos e aqueles que fazem você apenas refletir, bem profundamente. O segundo caso e o de A Filha da Minha Mãe e Eu. As lembranças de Mariana são tão singelas, naturais e chocantes que eu estava sempre angustiada por saber mais. Guerreiro sempre termina um capítulo dando o gostinho de outro, tornando a leitura quase impossível de parar. Eu vi, com meu olho biônico as marcas de escritores inicantes, mas não foi nada que me incomodou ou me fez torcer o nariz. 
  A diagramação estava perfeita e a capa, gente, achei essa capa linda! Agora, acho que a NC poderia arriscar e publicar, sim, mais coisas da autora. As capacidades dela de emocionar e manter isso por dias são fantásticas! Com certeza recomendo!



Avaliação:
5 estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário